» Prédio da URFJ – Praia Vermelha - Studio Travellero

Facebook Instagram

Prédio da URFJ – Praia Vermelha

Fomos convidados pela direção da Escola de Comunicação da UFRJ e pelo comitê de organização do evento “Educação sem temer’’ a pintar o prédio anexo da faculdade onde ficam o estúdio de TV e algumas salas. O primeiro dia foi um live-painting enquanto bandas se apresentaram em um palco montado em frente.

O tamanho do prédio foi algo desafiador e até então inédito para nós. 8 x 18m que foram realizados em quinze sessões de aproximadamente oito horas cada. Enquanto pintávamos era praticamente impossível ter uma noção do todo, para conseguirmos analisar e prosseguir era necessário atravessar a rua para contemplar o que havia sido feito e as possibilidades futuras. Como cada tonalidade ia reagindo ao ser posta em área de tensão com outras, como iam as formas se conectando ou se afastando das outras. O trabalho é expansivo, mas também reflexivo. A pintura vai virando camuflagem e tomando a edificação, mas não é como um vírus que apenas cresce e se multiplica. Para cada ação tem um pensamento e a maioria das ações, já são em si o próprio pensamento. O espaço plástico desse trabalho e esse diálogo constante da pintura conosco era capaz de nos paralisar por longos períodos de tempo, já que o olho fazia inúmeros caminhos e muitas sensações eram geradas, mas tivemos que ter disciplina para não nos prender em longas reflexões e nos atermos em agir.

Não pré-definimos paleta, permitimos sentir um pouco da liberdade e da responsabilidade de navegar sem bússola. Tínhamos nosso mapa, a trama de linhas condutoras do trabalho, que foi suficiente para reger nossa empreitada. A dinâmica das cores e nossas decisões diante dela foram as engrenagens para o acontecimento. Optamos por pintar tudo, até o ar condicionado e as estruturas da escada. Não é só o mural, é umas instalação. Virou um grande objeto tomado pela camuflagem colorista.

Materiais utilizados:
Tinta acrílica e pigmentos

Dimensões:
8m x 18m

Data:
07/2017